A crise do coronavirus gerou grandes mudanças em nossas vidas, tanto pessoal quanto socialmente. Mas será que nossa vida voltará a ser o que era antes? O novo lançamento da Editora Vozes traz essa e outras provocações aos leitores. A obra, que foi dividida em quatro capítulos, aborda a chance que temos de aprender a conviver com o tempo e como recuperar as relações inter pessoais após tanto tempo distantes, entre outras reflexões. Este livro não trará respostas, mas provocações. O livro foi escrito em co-autoria de Volney Berkenbrok, Luciano Alves Meira e Luís Mauro Sá Martino.
Livros
O exame de algumas figurações divinas e suas configurações humanas é o assunto deste livro. Sua leitura volta-se aos interessados em perceber e compreender as nuances e a permanência dos principais temas que atravessam a experiência humana assim como eles estão apresentados por algumas figuras míticas da tradição grega antiga: o amor, a comunicação, a domesticidade, a morte, o ciúme, a inveja, a pornografia, a tragédia, a guerra, a alteridade, a xenofobia, a beleza, o sublime. A mitologia grega é o campo do enfoque psicológico que aqui se ensaia.
Livro que registra as contribuições ao The James Hillman Symposium, realizado pelo The Dallas Institute of Humanities and Culture, com o capítulo “Notes on Horizontality: Continuity, Penetration, Soul and the Sibling Archetype”, que reproduz a apresentação de Gustavo Barcellos no Simpósio.
Livro que registra as contribuições ao The James Hillman Symposium, realizado pelo The Dallas Institute of Humanities and Culture, com o capítulo “Hermes and Janus: Doors, Walls, Frontiers”, que reproduz a apresentação de Gustavo Barcellos no Simpósio.
Livro que registra as contribuições ao The James Hillman Symposium, realizado pelo The Dallas Institute of Humanities and Culture, com o capítulo “The Alchemy of Sugar”, que reproduz a apresentação de Gustavo Barcellos no Simpósio.
Da fratria à philia, desenha-se na alma um percurso que, ao mesmo tempo em que amplia seu horizonte afetivo, também traz para perto, para dentro, aproxima e ensina as lições da intimidade. Esse percurso se chama amizade. Muitas são suas metáforas, seus símbolos, suas imagens, que apresentam aquele que já foi entendido, num plano individual, como o mais elevado eros de que a experiência humana é capaz. Fidelidade, lealdade, altruísmo, confiança, confidência, franqueza, afeição profunda, cumplicidade, companheirismo são alguns de seus sentimentos mais nobres e bem difíceis. Também difíceis e trabalhosas são as torturas de seus afetos mais sombrios: traição, rivalidade, inveja, ciúme, inimizade, ódio, disputa, agressão, rupturas.
O que alimenta a alma? Este livro é para aqueles que querem refletir sobre o ato cultural de alimentar-se em seu significado psicológico mais profundo, explorando as metáforas que esse gesto diário e seus processos originam para nos ajudar a entender melhor a centralidade da comida e da fome na vida de todos nós. Sonhos doces, verdades amargas, realidades salgadas, relações apimentadas, situações picantes compõem a psicologia da alimentação muito antes que se instalem os transtornos alimentares propriamente ditos.
Este livro apresenta reflexões em torno das relações entre psicologia junguiana, trabalho analítico e questões culturais relevantes da contemporaneidade.
O papel fundamental do arquétipo fraterno na estruturação e no estabelecimento da vida adulta individual é inegável, ainda que desprezado. Irmão e irmã são figuras poderosas em nossas vidas na constituição de nossos padrões de relacionamento maduro.
Escritos em diferentes momentos e apresentados em diversas ocasiões, os ensaios desse livro lançam um olhar arquetípico sobre questões, expressões e aflições da alma coletiva para refletir sobre seus modos de curar ou adoecer a psique individual.
Barcellos’s groundbreaking study on the psychodynamics of brothers and sisters, published in Portuguese in 2009, has been revised and expanded for its English edition on the theme of horizontality by this leading Jungian analyst.
Livro que registra as contribuições ao Simpósio James Hillman 2014, do The Dallas Institute of Humanities and Culture, com o capítulo “South and the Soul”, que reproduz a apresentação de Gustavo Barcellos no Simpósio.
Diante da realidade fragmentada e dominada pelo consumismo materialista, da sociedade do espetáculo, podemos perguntar como Jung: “O que nos reserva o futuro?”
Neste novo livro da coleção de psicopatologia psicodinâmica simbólico-arquetípica, vários conhecidos autores latino-americanos, em sua maioria analistas junguianos, aprofundam a reflexão sobre a psicopatologia de certos transtornos psíquicos.