Fronteiras

By Livros

O que escutamos quando ouvimos a palavra fronteira? Ela serve a tantos saberes, designa abstrações tão importantes, constrói tantas narrativas sociais, provoca tantos clamores ideológicos, envolve gestos tão políticos, define os estados, afeta igualmente homens, mulheres e países, presente em terras, mares e ares, evoca tantas fantasias arquetípicas de territorialidade e domínio, soberania e independência, igualdade e diferença, local e estrangeiro, eu e tu, que uma psicanálise das fronteiras resumiria para nós o Mundo. Os ensaios deste livro exploram a imaginação das fronteiras, nossos modos de experimentar limites e intimidade, encontros e desencontros, conexão e desconexão, o próprio e o alheio.

Read More

Zeus

By Livros

Barcellos’s newest book, published last year in Brazil as Zeus: Fabulação do mundo e paternidade arquetípica and elegantly translated by Tracy Smith Miyake, examines the mythical figure of Zeus from the viewpoint of Jungian psychoanalysis, with its various implications on our understandings of fatherhood, sovereignty, power, fertility, regency, and the order of the world. Speaking of Zeus already places us in a superlative mode within the imagination of superiority, heights, mountaintops, the psychology of everything that is on the order of supremacy, majesty, things that are above, on a summit or a peak or, ultimately, in heaven, from which he descends, he precipitates. The language itself begins to change, assuming superlative words and adjectives: he is supreme, superiority, sovereignty. The book also addresses some psychological aspects of marriage, based on what Greek mythology contributes on this topic in the relationship between Zeus and Hera as well as that of Zeus and Athena with special attention to the father-daughter relationship—a link that has been poorly explored in depth psychology and psychoanalysis, which more frequently focus on the mother-son relationship typified in the Oedipus complex. The relationship between Zeus and Athena offers us a chance to examine the complex psychology of love between fathers and daughters.

Read More

Zeus

By Livros

Este livro examina, do ponto de vista psicanalítico junguiano, a figura mítica de Zeus em suas várias implicações sobre nossas concepções de paternidade, soberania, poder, fertilidade, regência e ordenação do mundo. Trata também de alguns aspectos psicológicos do casamento, com base no que o mito grego apresenta sobre esse assunto na relação de Zeus e Hera. Ainda explora, com um foco especial no que tange o mito de Zeus e Atena, a relação pai-filha, um vínculo aparentemente pouco abordado na psicologia profunda e na psicanálise, que voltam sua atenção de modo mais frequente para a relação mãe-filho, o já tão discutido Complexo de Édipo. Com Zeus e Atena temos a possibilidade de examinar os mistérios da psicologia do amor entre pai e filha.

Read More

Uma Investigação

By Traduções

Este livro reune pela primeira vez os ensaios que James Hillman escreveu sobre a centralidade da imagem psíquica na psicologia arquetípica e em sua concepção de terapia. Essa, inclusive, já foi chamada de “terapia focada na imagem”.

Read More

Lamento dos Mortos

By Traduções

Neste livro de diálogos, James Hillman e Sonu Shamdasani reavaliam a psicologia, a história e a criatividade através das lentes do Livro Vermelho de C. G. Jung. Hillman, o fundador da psicologia arquetípica, foi um dos mais proeminentes psicólogos da América, amplamente conhecido como das figuras mais originais que emergiram da escola de Jung. Shamdasani, editor e co-tradutor do Livro Vermelho, é conhecido como o principal historiador da psicologia junguiana. Hillman e Shamdasani exploram um grande número de temas do Livro Vermelho — tais como nossa relação com a morte e com as figuras de nossos sonhos e fantasias; a natureza da expressão criativa; a relação da psicologia com a arte, a narrativa e as histórias; o significado da psicologia profunda como uma forma cultural; o legado do cristianismo; nossa relação com o passado — e examinam as implicações disso tudo em nosso pensamento hoje.

Read More

Novo normal? Provocações sobre tempo, liderança, relacionamentos e o si-mesmo

By Livros

A crise do coronavirus gerou grandes mudanças em nossas vidas, tanto pessoal quanto socialmente. Mas será que nossa vida voltará a ser o que era antes? O novo lançamento da Editora Vozes traz essa e outras provocações aos leitores. A obra, que foi dividida em quatro capítulos, aborda a chance que temos de aprender a conviver com o tempo e como recuperar as relações inter pessoais após tanto tempo distantes, entre outras reflexões. Este livro não trará respostas, mas provocações. O livro foi escrito em co-autoria de Volney Berkenbrok, Luciano Alves Meira e Luís Mauro Sá Martino.

Read More

Mitologias Arquetípicas

By Livros

O exame de algumas figurações divinas e suas configurações humanas é o assunto deste livro. Sua leitura volta-se aos interessados em perceber e compreender as nuances e a permanência dos principais temas que atravessam a experiência humana assim como eles estão apresentados por algumas figuras míticas da tradição grega antiga: o amor, a comunicação, a domesticidade, a morte, o ciúme, a inveja, a pornografia, a tragédia, a guerra, a alteridade, a xenofobia, a beleza, o sublime. A mitologia grega é o campo do enfoque psicológico que aqui se ensaia.

Read More

Conversing with James Hillman: Senex & Puer

By Livros

Livro que registra as contribuições ao The James Hillman Symposium, realizado pelo The Dallas Institute of Humanities and Culture, com o capítulo “Notes on Horizontality: Continuity, Penetration, Soul and the Sibling Archetype”, que reproduz a apresentação de Gustavo Barcellos no Simpósio.

Read More

Conversing with James Hillman: Mythic Figures

By Livros

Livro que registra as contribuições ao The James Hillman Symposium, realizado pelo The Dallas Institute of Humanities and Culture, com o capítulo “Hermes and Janus: Doors, Walls, Frontiers”, que reproduz a apresentação de Gustavo Barcellos no Simpósio.

Read More